A vida perfeita!
- Cintia Natoli
- 23 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de set.

Dizem que a vida perfeita só existe na nossa imaginação e nas redes sociais. Mas será mesmo que ela não existe de verdade?
Se alguém entende que existe vida perfeita na imaginação, é porque idealiza algo sobre o que seria a vida perfeita. E se ao imaginar a vida perfeita, chegamos a conclusão de que a nossa não é, a resposta é simples...
Nós é que acreditamos (erroneamente), que aquilo que imaginamos, seria perfeito...
Quantas coisas já idealizamos e quando aconteceram não foram tão perfeitas assim?
A vida perfeita existe quando compreendemos que a perfeição está na sua essência: nos altos e baixos, nas trocas, nas relações, no desenvolvimento, nas superações — e não apenas no que nos falta ou desejamos ter.
Somos seres imperfeitos, e é justamente nessa imperfeição que mora a perfeição.
A vida se torna perfeita quando o seu olhar diante dos acontecimentos é lúcido, quando você encara tudo de forma realista e aceita cada experiência de coração aberto — e, principalmente, com fé. Acreditando que todas as coisas acontecem como devem acontecer e que são resultado das suas próprias escolhas.
Existe o lado espiritual da vida, mas também existe o lado prático, que depende única e exclusivamente de você.
Como seria a vida perfeita para você? Já parou para idealizar? E por quanto tempo essa idealização se sustentaria até que você criasse outro cenário ideal (que você não vive)?
A mente humana é curiosa, inquieta e sempre tentará fazer com que você busque algo, que você se movimente e queira. Ela foi feita para pensar e querer.
Se você não for um bom observador da sua própria mente, você será escravo dela e será um eterno insatisfeito, que acredita que a vida não pode ser perfeita.
Qual é o conceito de perfeito, no dicionário? Vamos analisar?
"adjetivo. Que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente. Que está terminado; sem falhas, lacunas; completo, absoluto, total. Que se sobressai por ser excepcional; magistral. De aspecto belo; em que há elegância; bonito, elegante." - dicio.com.br
Se você você acredita em Deus, você compreende que a perfeição pertence a ele e a tudo o que ele fez e faz, correto?
Ele fez você, fez a vida, fez o mundo e tudo o que há nele. Se você não vê perfeição na vida, talvez a sua visão esteja imperfeita, pois é a sua forma de enxergar o mundo que está imperfeita, ou melhor, distorcida. Baseada em expectativas e não na perfeita realidade. (e há quem diga que a realidade é dura demais... será?)
Você já viu um nascer do sol e um por do sol? É realmente impecável. Não consigo encontrar defeito algum. Exuberante.
Você já ouviu falar da lei da vida? Que para todo ato há uma consequência e que nada, nem de bom e nem de ruim, passa batido? - não vejo falhas neste sistema. Ele é implacável.
A perfeição é relativa para quem considera perfeito aquilo que é do seu jeito... para quem olha para o que te falta e não para o que já possui.
E se tudo o que você não tem, te protege de algo?
E se tudo que não saiu como o esperado, te levou a um caminho melhor do que o outro que você achava que seria o ideal?
E se você começasse a olhar a vida como perfeita, agradecendo por tudo o que acontece, aceitando-a como ela é?
Agora, se a vida que você vive, de alguma forma te fere, não te agrada, está nas tuas mãos fazer a mudança necessária para que ela seja o que você almeja. Ou seja... a vida é perfeita!
Você tem folhas em branco todos os dias para escrever a tua própria história. Mas será que você está disposto a construir o que você afirma querer?
A beleza te cerca todos os dias, assim como a prosperidade e o amor. Mas será que você consegue enxergar e apreciar a vida que você tem?
Você reclama do frio ou agradece pelo casaco, cama e banho quentes?
Você reclama do calor ou agradece pela vitamina D e o dia colorido que o sol te proporciona?
Você sabe quando é a primavera? Percebe as flores que a vida te entrega de graça a cada passo que dá pelas ruas, ou anda distraído olhando para o celular e reclamando da vida?
E no outono? Você sente a brisa fresca acariciando seu rosto e o tapete de folhas preparado para que você passe por elas?
A comida na mesa, a família, os amigos, o trabalho, as capacidades, as conquistas, a saúde que você tem ou pode preservar… tudo isso é parte dessa perfeição. Até mesmo a beleza da finitude da vida é um presente — ela nos lembra de valorizar cada instante, pois não serão eternos (pelo menos não neste corpo).
Você preserva a sua vida? Cuida com carinho e respeito dela? Você tem sido perfeito e impecável consigo mesmo?
É muito mais simples dizer que não existe vida perfeita, do que compreender que ela só depende de você, do seu olhar e do seu nível de consciência.
Se Deus é perfeito, como a vida não seria?
Por: Cintia Natoli
Fisioterapeuta Clínica e Integrativa
Saúde Integrativa | Estilo de Vida | Gerontologia | Espiritualidade




Comentários